Ícone do site Nova Previdência

A oportunidade do século: por que você deve considerar investir em ações agora?

Negócios

Business accountant or banker, Two business partner analysis with stock financial indices and growth stacking coin and financial costs wisely and carefully, investment and saving concept.

A oportunidade do século: por que você deve considerar investir em ações agora?

A pandemia global causada pelo novo coronavírus não gerou consequências apenas na saúde em diversos países do mundo. Ela também trouxe desafios econômicos, já que a principal medida de segurança utilizada para evitar o contágio foi o isolamento social.

Com indústrias e comércios fechados, em um ambiente de incertezas, o impacto na economia seria inevitável. E os investidores brasileiros também sentiram os efeitos da pandemia: a taxa de juros da renda fixa baixou ainda mais e a renda variável oscilou bruscamente. 

As negociações na bolsa de valores sofreram interrupção – o chamado circuit breaker – em seis oportunidades no mês de março de 2020 e as ações recuaram forte. O que muitos não compreenderam, no entanto, é que este momento de dificuldade abriu também espaço para oportunidades.

Continue a leitura e descubra por que você deve investir em ações agora e aproveitar a oportunidade do século para fazer seus aportes e trabalhar para a conquista da sua independência financeira no longo prazo.

Vale a pena investir em ações na crise?

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, compartilhou o seguinte conselho com os acionistas da sua empresa em 2004:

“Tenha medo quando os outros estão gananciosos e ganância quando os outros estão temerosos.”

O que esta frase significa? 

Na prática, ela desnuda um movimento muito relevante dos investimentos em renda variável. Quando há grande procura pelas ações pode não ser o melhor momento de comprá-las, já que os preços sobem e é preciso investir mais para adquirir os papéis.

Do lado oposto, quando o movimento é de queda e muitas pessoas querem vender suas ações – ou seja, quando estão temerosas, pode ser um bom momento para comprá-las. Isso acontece porque, naturalmente, os preços ficarão mais baixos.

Assim, quando a bolsa voltar a crescer no futuro, quem adquiriu papéis na baixa terá lucros maiores. Então, sim, podemos dizer que existem oportunidade para investir em ações nos momentos de crise. Afinal, com a instabilidade econômica, o mercado revê os preços para baixo.

Contudo, a queda dos preços nem sempre significa que determinadas empresas sofrerão forte impacto da crise ou correm grande risco de fechar as portas. Companhias sólidas e que apresentam boa gestão tendem a ser resilientes e superar as dificuldades.

Logo, a tendência é que, no futuro, as empresas com tais características voltem a crescer e dar bons resultados aos acionistas. 

Ou seja, tenha em mente que o preço mais baixo de suas ações não representa, necessariamente, a capacidade da companhia. Em situações de crise, a queda deve-se mais ao pessimismo do mercado do que aos fundamentos da companhia em si.

Como escolher ações agora?

Como você acabou de ver, muitas vezes os momentos de crise funcionam quase como uma promoção de lojas, nas quais é possível encontrar itens de qualidade por preços mais baixos. Entretanto, isso não significa que é hora de comprar ações sem critério.

É possível sim encontrar oportunidades de investir em ações em períodos críticos, mas é fundamental entender como investir. Afinal, a crise gera dificuldades para as empresas e pode levar muitas ao prejuízo – e até mesmo à falência. 

Então, como fazer para gerir os riscos e aproveitar as oportunidades de investir na crise? Acompanhe dicas essenciais para fazer bons negócios nestes momentos:

Considerar seu perfil de risco

As fortes quedas da bolsa em momentos de crise deixam ainda mais evidente que a renda variável é adequada apenas para quem suporta grandes oscilações. É preciso entender que, mesmo o ativo caindo muito, seu prejuízo só existe se as ações forem vendidas.

Então, é indispensável saber lidar com a instabilidade. Considere seu perfil de risco na hora de decidir investir em ações. Especialmente em períodos de incertezas – pois a situação pode piorar ainda mais antes de melhorar.

Os riscos da renda variável são mais tolerados por investidores moderados e arrojados. Além disso, considere outros dois pontos importantes:

Ter objetivos de longo prazo

Outro aspecto central para quem deseja saber como tomar as melhores decisões e escolher boas ações em meio à crise é entender que a bolsa de valores deve ser vista como investimento de longo prazo.  Ou seja, não é ideal alocar na bolsa quantias das quais você pode precisar em pouco tempo.

No longo prazo, as ações podem oferecer rendimentos muito atrativos — tanto em valorização dos papéis quanto no recebimento de proventos das empresas. Mas, no curto prazo, a oscilação pode trazer prejuízo.

Logo, quem investe determinado valor visando o curto ou o médio prazo corre o perigo de se frustrar. Imagine precisar do dinheiro daqui a dois anos e esta ser uma época de crise? Os riscos de prejuízo seriam maiores. Por isso, invista visando o longo prazo.

Analisar fundamentos das empresas

Para investir em ações na queda – e aproveitar a oportunidade do século de acumular patrimônio – é preciso saber identificar as empresas que podem passar bem pela crise. 

E como fazer isso? Seguindo um instinto e tentando adivinhar? Não. É preciso analisar os fundamentos.

Os fundamentos de companhias são dados que tratam da qualidade da gestão e das finanças das empresas. Avaliam-se o endividamento, o fluxo de caixa, a posição em relação aos concorrentes e demais informações relevantes. Assim, fica mais fácil tomar boas decisões.

Em geral, empresas de bons fundamentos sofrem impactos controlados na crise e se recuperam mais rapidamente. Com isso, se estão sendo negociadas a preços mais baixos, eles não refletem sua qualidade. Aí está a oportunidade para o investidor.

Comprar ações aos poucos

O mercado de ações é imprevisível. Pessoas com muita experiência e conhecimento conseguem enxergar nas entrelinhas e entender melhor as oportunidades. Ainda assim, não é possível prever exatamente qual é o melhor momento de compra.

Os preços podem estar atrativos agora e baixar ainda mais amanhã ou na próxima semana. Ou podem seguir uma trajetória ascendente e o investidor pode acabar perdendo boas oportunidades.

Por isso, a orientação costuma ser no sentido de comprar ações aos poucos. Esta pode ser uma estratégia interessante para conseguir um bom preço médio ao longo do tempo e incrementar seu portfólio durante todo um período de crise – e também pós-crise.

Contar com uma assessoria especializada

Como você viu, os momentos de crise se mostram como grandes oportunidades para quem deseja investir em ações. Contudo, é preciso estar preparado para tomar as melhores decisões de investimento. 

Se você sente que precisa de ajuda para encontrar as melhores oportunidades na bolsa de valores, deve contar com o apoio de especialistas.

Uma assessoria especializada em investimentos proporcionará a você todo o suporte necessário para encontrar boas oportunidades de investir em ações durante e depois da crise, sempre respeitando seus objetivos e perfil de investimento. 

Quer montar uma carteira de ações sólida e aproveitar a oportunidade do século para acumular patrimônio e acelerar a conquista da sua independência financeira? Então entre em contato conosco!

 

Converse com um especialista

 

Sair da versão mobile