A REABERTURA DO EQUITAS, UM DOS FUNDOS DE AÇÕES MAIS RESPEITADOS DO MERCADO, PODE SER A RESPOSTA PARA QUEM RECONHECE O EXAGERO NA DESVALORIZAÇÃO DA BOLSA
Quanto maior a crise, maior a oportunidade. A histórica desvalorização da bolsa nos últimos dois meses é sem precedentes na história. Em números aproximados, enquanto a tão falada crise de 2008 representou uma desvalorização de 58% num período de 5 meses, a crise atual do corona vírus representou uma desvalorização de 42% no período recorde de menos de 2 meses.
Na recuperação da bolsa em 2008 houve uma valorização de mais de 140% em pouco mais de 1 ano (14 meses), o que dá a dimensão da oportunidade de ganhos no cenário atual, que pode ser visualizada no gráfico acima que dá uma dimensão do movimento do mercado nos últimos dias:
OPORTUNIDADE
Se a recuperação do mercado e oportunidade extraordinária de ganhos é praticamente um consenso, a questão que se apresenta é quais ações comprar, pois cada uma reage de forma diferente ao cenário que se apresenta. Algumas tendem a valorizar de forma extraordinária, enquanto outras podem efetivamente ir à falência.
A função dos gestores de fundos de ações é exatamente avaliar a relação entre risco e retorno de cada ação e tais gestores tendem a acertar mais do que investidores não profissionais, razão pela qual o investimento em bolsa por meio de um fundo de investimentos em ações é recomendável para quem busca aproveitar a oportunidade de ganhos no cenário atual.
Um dos fundo de ações mais respeitados do mercado é o EQUITAS SELECTION FIC FIA em razão da consistência de acertos na gestão que pode ser observada no gráfico abaixo.
CRISE DO CORONA VÍRUS – COVID-19
Dada a extraordinária desvalorização da bolsa, o EQUITAS optou por realizar uma abertura temporária e comentou o cenário atual:
“Apesar da incerteza quanto aos impactos do coronavírus sobre o ritmo de crescimento global, acreditamos que a queda recente dos preços das ações representa uma excelente oportunidade de entrada e de aumento de posições para investidores com horizonte de médio/longo prazo. (…) O histórico mostra que é em momentos como este, em que o medo se instaura, que as melhores oportunidades de investimento se apresentam para aqueles que mantêm a serenidade. Nossas decisões de investimento são baseadas em horizonte de 3 a 5 anos e aconselhamos nossos investidores a adotarem a mesma abordagem.
No mesmo sentido de que há no mínimo um certo exagero na interpretação do risco representado pelo corona vírus, o jornalista Fernão Lara Mesquita publicou no jornal o Estado de São Paulo hoje artigo ressaltando a influência da má qualidade das informações como elemento que pode ter influenciado na reação dos mercados.
“Eu mesmo já nem ouso, mas História certamente terá muito a dizer sobre o fantástico “case” que se desenrola diante dos nossos olhos: De como a gripe menos letal das últimas décadas desencadeou uma epidemia global de super-reações de governantes tementes ao linchamento e precipitou, do nada, o maior pânico financeiro do milênio”.
Conclui o artigo: “A onda do coronavírus baixaria radicalmente, mesmo assim, com uma providência simples. Se todas as vezes que a palavra chegasse a ser mencionada fosse obrigatório acrescentar a informação que lhe define a estatura – …”coronavírus, a febre chinesa da vez cuja letalidade é bem menor que a da gripe N1H1”…-, o mundo estaria, neste momento, bem menos emocionante”.[1]
Para mais informações e avaliação de perfil para investimento no EQUITAS SELECTION FIC FIA, entre em contato com um de nossos especialistas.