Ícone do site Nova Previdência

Fundos Imobiliários ou investimento em imóveis: qual a melhor opção?

Fundos Imobiliários

Fundos Imobiliários ou investimento em imóveis: qual a melhor opção?

É praticamente unânime a ideia, no Brasil, de que investir em imóveis é sempre uma boa decisão. Afinal, muita gente – sobretudo os mais velhos – acredita que comprar imóveis é uma excelente forma de ganhar dinheiro no longo prazo ou manter uma renda passiva.

Contudo, existem também os Fundos de investimento imobiliários (FIIs), que compõem uma modalidade de investimento que tem atraído a atenção de muitos investidores. Investir em FIIs, portanto, é uma outra forma de entrar no mercado de imóveis – só que de uma maneira diferente.

Com as duas alternativas na mesa, muitos investidores ficam na dúvida em relação a qual dessas oportunidades pode ser a melhor opção. Afinal, o que vale mais a pena: investir em Fundos Imobiliários ou comprar imóveis?

Continue a leitura do artigo e descubra!

Por que se acredita que investir em imóveis é bom?

Como você já sabe, a idealização da compra de um imóvel no Brasil é bastante difundida entre a população. Essa é uma questão cultural – e bastante antiga. E é exatamente por isso que ainda é tímida a procura por outros tipos de investimento no setor.

Este cenário tem motivo para existir: nas décadas mais inflacionárias do país, nas quais a economia oscilava constantemente e o dinheiro se desvalorizava muito rápido, as pessoas não costumavam manter dinheiro em espécie, comprando imóveis para manter o poder de compra e o dinheiro imobilizado.

Por conta disso, a crença de que imóveis valorizam constantemente e são a melhor forma de investir o dinheiro persiste. No entanto, existem questões mais profundas a serem analisadas.

Investimento em imóveis vale mesmo a pena?

Você, por exemplo, acredita ainda que aqueles que desejam comprar imóveis para “valorizar e depois vender” ou para “viver da renda de aluguel” estão mesmo fazendo a melhor opção?

Por um lado, é possível obter uma boa renda com aluguéis e conseguir vender seu imóvel por um valor acima do esperado. Mas, em muitos casos, isso pode não acontecer. Os riscos envolvidos podem, portanto, ser altos.

A seguir você conhecerá algumas das principais vantagens e desvantagens do investimento em imóvel. Assim, você conseguirá responder, com maior propriedade, se o investimento em imóveis ainda faz sentido ou se os FIIs são a melhor opção para você.

Desvantagens de investir em imóveis

Diversos aspectos podem prejudicar ou favorecer a compra de um imóvel. A crença de que “imóveis só valorizam”, por exemplo, está errada. Afinal, assim como qualquer outro bem – por exemplo um veículo, os imóveis também podem sofrer depreciação com o tempo.

A verdade é que você nunca sabe o que acontecerá com a região na qual o seu imóvel se encontra. O local pode receber construções que podem valorizá-lo, depreciá-lo ou, ainda, pode se tornar um local perigoso – o que também pode afetar diretamente no seu preço, apenas para dar alguns exemplos.

Seja qual for a situação, você terá gastos para manutenção do imóvel, melhorias e impostos. E, em caso de necessidade de se desfazer do bem, a venda pode ser difícil – especialmente em momentos de crise.

Outro problema se dá em relação à falta de inquilinos. Há risco do seu imóvel ficar sem nenhum interessado por um período bem prolongado – gerando custos mensais, com os quais você deverá arcar. Existe, ainda, o risco da inadimplência.

Vale destacar, ainda, que o investimento para a compra de imóveis é alto. E, em caso de financiamento imobiliário, o dinheiro que o proprietário recebe de aluguel frequentemente acaba não sendo suficiente para cobrir os recursos gastos no imóvel.

Vantagens de investir em imóveis

Como você percebeu, investir em imóveis pode ser um negócio bem arriscado, não é mesmo? Mas, será que há vantagens nesta operação?

Apesar de não haver muitos benefícios a serem listados, podemos citar o fato de que, em alguns casos, é possível lucrar bastante comprando imóveis por um valor abaixo do mercado para vendê-los por um valor maior. O negócio, no entanto, pode ser arriscado.

O que são fundos de investimento imobiliário?

Mas, se você tem interesse em investir no mercado imobiliário, existe uma outra maneira de investir no setor. Os Fundos de Investimento Imobiliário consistem em uma modalidade de investimento composto por um grupo de investidores, que buscam se expor a investimentos no ramo imobiliário.

Um FII pode gerar rendimentos ao investidor de diversas maneiras: a partir da locação e venda de imóveis, arrendamentos, compra de títulos do setor – como LCI, CRI, ações de empresa do setor imobiliário, dentre outras possibilidades.

Quem faz parte de um fundo imobiliário – o chamado cotista – não recebe renda de apenas um único imóvel, mas pode obter lucro a partir de uma carteira diversificada, composta por grandes empreendimentos – como universidades, supermercados, shopping centers, dentre outros.

Vantagens de investir em Fundos Imobiliários

Investir em FIIs é, portanto, uma maneira de investir em imóveis sem ter a sua propriedade. E essa característica pode ser muito interessante para os investidores.

Além de se expor a um portfólio diversificado – reduzindo os riscos do investimento, especialmente na comparação com os perigos do investimento em um único imóvel, o investidor que investe em Fundos Imobiliários não precisa se preocupar com a burocracia.

Outra vantagem é que se pode começar a investir em FIIs com pouco – diferente do que aconteceria caso você optasse por comprar um imóvel. Atualmente é possível comprar cotas de fundos com algumas centenas de reais – o que seria impossível ao investir diretamente no mercado.

Uma das principais vantagens de se investir em Fundos Imobiliários, no entanto, está na possibilidade de uma renda passiva. Isso porque os FIIs pagam proventos frequentes aos cotistas – que são isentos de Imposto de Renda.

Desvantagens de investir em Fundos Imobiliários

Contudo, apesar das inúmeras vantagens, há certas desvantagens no investimento em Fundos Imobiliários. A primeira delas está relacionada aos riscos – afinal, trata-se de um investimento em renda variável, que sofre oscilações frequentes.

A liquidez também pode não ser atraente em muitas situações – uma vez que o investidor pode ter alguma dificuldade de vender suas cotas. Mas, se comparada com o processo de venda de um único imóvel, a liquidez das cotas dos FIIs no mercado tende a ser muito maior.

Finalmente, é importante destacar que os investimentos em Fundos Imobiliários sofrem influência do mercado imobiliário. Assim, em caso de crise no setor, os rendimentos podem ser impactados.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre cada uma das opções de investimento ficará muito mais fácil responder ao questionamento sobre as duas modalidades. Afinal, Fundos Imobiliários ou imóveis: qual a melhor opção?

A verdade é que investir em imóveis pode ser uma decisão arriscada, onerosa e pode lhe trazer prejuízos ou dissabores no futuro. Investir em FIIs, por outro lado, pode ser uma alternativa mais prática, barata e acessível – e pode lhe trazer bons lucros ao longo do tempo.

Tomar uma decisão mais acertada, contudo, depende exclusivamente dos seus objetivos e do seu perfil de investimento. O importante é sempre buscar informações sobre as formas de investimento no mercado imobiliário e considerar os prós e contra de cada oportunidade – sem se deixar levar por crenças populares sobre o assunto.

E você, o que achou do artigo? Continue aprendendo sobre outros tipos de fundos!  Veja agora como funcionam os fundos cambiais e se valem a pena!

 

Converse com um especialista

 

Sair da versão mobile