Ícone do site Nova Previdência

Como transformar o seu imposto de hoje em rentabilidade e segurança para seus filhos!

Previdência

Como transformar o seu imposto de hoje em rentabilidade e segurança para seus filhos!

Existem muitos motivos que levam um investidor a incluir em seus projetos financeiros o investimento em Previdência Privada. E as recentes mudanças na Previdência Social trouxeram um incentivo maior para que você planeje sua aposentadoria sem depender do governo.

Mas existem dois importantes diferenciais dos planos de Previdência que devem ser destacados: a possibilidade de garantir a segurança financeira de sua família com maior tranquilidade – oferecendo fluidez à sucessão patrimonial – e o benefício fiscal, no caso dos planos PGBL.

Quer saber como usufruir do benefício fiscal da Previdência Privada e transformar seu imposto em rentabilidade e segurança para seus filhos e sua família? Então siga a leitura e entenda o que fazer!

 

PGBL e o benefício fiscal

A primeira questão que você precisa compreender em se tratando dos benefícios que os planos de Previdência podem lhe oferecer é que a Previdência Complementar do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) apresenta características próprias, que podem ser usadas de forma estratégica para planejamento de tributação. Esta característica possibilita, como consequência, um maior proveito dos rendimentos.

Além de a Previdência contar com o diferimento fiscal, com o imposto sendo recolhido somente no resgate, o PGBL conta com o benefício fiscal, gerando redução de imposto a pagar anualmente.

O benefício ocorre na possibilidade de abater do valor da renda bruta – usada para fins de cálculo de Imposto de Renda – o valor investido em PGBL até o limite de 12% da renda. Para usufruir do benefício, a Declaração de Imposto de Renda precisa ser feita pelo modelo completo.

E é exatamente por isso que o benefício fiscal da PGBL pode se configurar em uma nova fonte de recursos para reinvestimentos. Com os valores economizados no imposto, é possível realizar mais investimentos, aumentando de forma exponencial o patrimônio familiar ao longo dos anos.

 

A tributação na Previdência

As vantagens da Previdência na comparação com outros investimentos visando aposentadoria e sucessão patrimonial incluem também a questão tributária. Ao investir em um Plano de Previdência você opta por um modelo de tributação: progressivo ou regressivo.

No modelo progressivo é prevista a cobrança de 15% no ato do resgate, mas com ajuste posterior na Declaração de Imposto de Renda, ajustando a alíquota da cobrança para a alíquota do contribuinte.

Já no modelo regressivo, é utilizada no momento do resgate uma tabela regressiva, que inicia com uma alíquota de 35%, decrescente, podendo chegar a 10% em 10 anos. Nesse caso a tributação é definitiva.

Quando você utiliza a tabela regressiva e ultrapassa os 10 anos de investimento, focando realmente no longo prazo, é possível alcançar a alíquota de 10% de imposto, sem ajuste posterior. Esse é praticamente o menor imposto em relação a todos os investimentos que preveem a cobrança de IR.

Além disso, não há a incidência do come-cotas nos fundos previdenciários – uma importante vantagem ao investidor que deseja aumentar a rentabilidade do seu investimento.

 

Planejamento sucessório na Previdência Privada

Agora que você já conhece os principais benefícios dos planos de Previdência Privada, é chegado o momento de entender por que esse investimento pode ser a melhor opção para o seu planejamento sucessório.

 

Indicação de beneficiário

Diferente de outros investimentos, os planos de Previdência Privada apresentam a possibilidade da indicação de beneficiários. Essa é, inclusive, uma das características mais relevantes deste investimento, que agrega um valor inestimável à Previdência para fins de aposentadoria e sucessão patrimonial.

Chamada também de testamento em vida, a indicação de beneficiários é a indicação por parte do titular das pessoas que teriam acesso ao plano em caso de seu falecimento, sendo utilizada como instrumento de planejamento sucessório.

Conforme define a SUSEP:

Beneficiários: as pessoas indicadas (…) para receber o pagamento relativo ao benefício contratado, no caso dos planos cujo evento gerador do benefício seja a morte do participante (…) Caso esteja previsto (…) a provisão matemática de benefícios a conceder será disponibilizada aos beneficiários em caso de óbito do participante durante o período de diferimento;

Neste caso, entende-se como diferimento o período do início do plano até o da concessão do benefício (resgate).

 

Facilidades na sucessão de patrimônio

Você deve saber que o falecimento de um titular de investimentos e bens gera um processo de sucessão patrimonial, com distribuição de seu patrimônio aos seus herdeiros na forma da legislação. E isso vale para todos os tipos de aplicações.

Porém, neste processo, é necessário realizar inventário e aguardar os prazos da Justiça, que costumam ser elásticos, podendo haver ainda alguma disputa ou litigio ao longo do caminho – gerando atrasos e deixando os herdeiros, muitas vezes, desamparados financeiramente.

Aqueles que já passaram por um processo como este ou conhecem alguém que já esteve nesta situação sabem das custas e dificuldades. Especialmente para a família que depende destes recursos para ter uma vida digna.

E você não quer ver a sua família passar por dificuldades financeiras, não é mesmo? A melhor alternativa para garantir o futuro financeiro dos seus herdeiros é, justamente, investir na Previdência Privada.

Com a previdência, ao dar ciência do falecimento do titular do plano, em um período curto, de aproximadamente 30 dias, é possível que o beneficiário já tenha acesso aos recursos investidos no Plano Previdenciário, gerando tranquilidade financeira à família.

Além disso, a Previdência Privada é isenta do imposto ITCMD – Imposto de transmissão Causa Mortis e Doação. Mais um importante benefício para quem deseja proteger a família e garantir uma sucessão patrimonial muito mais tranquila.

 

A hora de fazer a sua Previdência Privada é agora!

Uma aplicação pode apresentar resultados muito mais satisfatórios que outras quando você sabe utilizar a seu favor as características do produto. E, quando falamos em Previdência Privada, são inúmeros os benefícios que podem ser usufruídos por você e pela sua família – hoje e também no futuro.

Aproveite o final do ano para transformar seu imposto em rentabilidade para seus herdeiros e incremente seus aportes na Previdência Privada PGBL para usufruir agora do benefício fiscal que o plano lhe oferece.

Se você ainda não tem um plano de previdência, este é o momento de garantir sua aposentadoria e o futuro dos seus herdeiros.

Quer ajuda para usufruir dos benefícios dos planos de Previdência Privada em sua totalidade? Então entre em contato conosco clicando aqui e receba um atendimento personalizado e alinhado às suas necessidades!

Sair da versão mobile