Ícone do site Nova Previdência

Para investir, você só precisa de um propósito

Investimentos

Investment and financial concept, Close up hand putting leaf on stacking coins of growth to profit finance and business.

Para investir, você só precisa de um propósito

 

Você já se perguntou como as pessoas conseguem economizar e investir, mesmo com a correria do dia a dia?

Sim, eu já tive momentos na vida em que assisti vídeos, li blogs e livros a respeito de finanças pessoais e pensei: “Quem vê, acha que é simples assim economizar. Na vida real, nessa correria louca de trabalhar, estudar, cuidar da casa… Quem consegue ficar sem comer na rua? Quem consegue pesquisar preços? É mais fácil falar do que fazer…”

Hoje, lamento ter tido esse pensamento. Se tivesse agido diferente, teria conquistado muito mais.

O ponto aqui é: você não precisa de um manual, e sim de um PROPÓSITO.

Para conquistar as coisas, você precisa tirá-las dos sonhos e transformá-las em metas e objetivos claros e bem definidos. Tem que ser algo que você realmente deseja. Se tentar apenas impressionar outras pessoas, vai falhar e desistir no primeiro obstáculo.

Quando você diz “quero fazer um intercâmbio para o Canadá”, isso é um sonho; quando você coloca uma data para essa viagem acontecer, torna-se uma meta; quando você traça o caminho para fazer essa viagem, isso é planejamento.

Fica mais fácil recusar as tentações do dia a dia quando se tem planejamento.

 

Por exemplo:

Sonho: Intercâmbio ao Canadá.

Período: Férias do trabalho, daqui  1 ano (parece longo, mas acredite, chega rápido).

Valor: R$ 13.000,00 – curso, hospedagem, passagens, condução e refeição (pesquisar os melhores valores).

Forma de Pagamento: À vista.

Como conseguir

– Diminuir custos fixos (negociar aluguel, telefone, luz, gás etc.).

– Vender coisas que não usa mais (móveis, eletrodomésticos, roupas, sapatos etc.)

– Evitar comer na rua. Ao invés disso, levar marmitas, frutas, lanches prontos de casa para o trabalho. Se não conseguir, diminua a quantidade de vezes em que come na rua, e procure comer no restaurante mais em conta – desde que seja um bom restaurante e tenha um preço justo – a saúde não pode ficar em segundo plano.

– Evitar lugares que te façam gastar – se toda vez que vai ao shopping, você volta com sacolas, não vá ao shopping.

– Trocar bares e baladas por reuniões em casa com os amigos, dividindo despesas e cozinhando, sem gastar com delivery.

– Quando sair, estipular um valor máximo de gasto e levar em dinheiro, deixando o cartão de crédito em casa. Isso fará você se policiar para não exceder os gastos.

– Fazer uma renda extra. Nesse aspecto, existem várias opções. As mais populares são: Uber, Dog Hero, Airbnb, fazer e vender doces, salgados, revender produtos, etc.

– Colocar o dinheiro acumulado em uma aplicação que renda (vamos falar sobre as opções de investimentos em outros posts).

Aos poucos você consegue ver o montante crescer e seu sonho se aproximar. Quanto mais você se supera, mais motivado e mais disciplinado fica com o dinheiro que ganhou trabalhando.

 

Se seguir essas dicas, você se anima e fica motivado. Se desistir, por não ter disciplina, é provável que seu planejamento não esteja em linha com a sua realidade.

 

Não tem problema. Recorra a um profissional. Ele irá te ajudar a montar um planejamento baseado na sua realidade financeira e na sua capacidade de gerar uma carteira de investimentos. Se você tem dívidas, o profissional vai te apresentar soluções e montar uma estratégia pra tirar esse peso suas das costas.

Ter o acompanhamento de um profissional, além de otimizar a gestão financeira, dá uma sensação de compromisso. Isso faz com que você se dedique mais, já que terá que comunicar todas as derrapadas financeiras que fizer.

Não é demérito pedir ajuda e reconhecer que não consegue ter controle financeiro. O importante é você cuidar da sua saúde financeira, realizando sonhos e conquistando sua independência – ou até uma aposentadoria tranquila.

Mas que fique claro, o planejador financeiro não faz milagre, você tem que fazer a sua parte para que o projeto dê certo.

Acredite, nada paga o sentimento de missão cumprida. Desafiar-se é o que vai te levar a conquistar objetivos. Quando se aprende isso, ninguém mais tira de você.

Desafie-se!

 

Abraços,
Débora Andrade.

Consultora Financeira.

Sair da versão mobile