Previdência Privada: por que todo servidor público deveria ter uma?
Não é nenhum segredo que o sistema de Previdência Pública do Brasil tem muitos desafios a superar. Nos últimos anos, as discussões sobre reformas têm sido constantes e os brasileiros convivem com grandes dúvidas sobre como será sua realidade financeira no futuro.
Mas não precisa ser assim. Para superar essas incertezas, o ideal é tomar as rédeas sobre o planejamento da sua própria aposentadoria. E isso vale também para concursados.
Afinal, a estabilidade de renda nem sempre se mantém depois que você se afasta do trabalho. Então, que tal saber mais sobre a Previdência Privada do servidor público?
Continue a leitura e descubra por que todo servidor público deveria ter uma Previdência Privada. Acompanhe!
O que é a Previdência Privada?
A Previdência Privada é uma modalidade de investimentos que ajuda pessoas a terem uma aposentadoria mais próspera e livre de dificuldades em relação à sua renda. Ela costuma funcionar como complemento do sistema de Previdência público e, muitas vezes, se torna a principal renda do aposentado.
Na prática, a Previdência Privada consiste em uma espécie de fundo de investimentos. Você aplica dinheiro mensalmente e ele é gerenciado por gestores profissionais do mercado financeiro. As decisões acerca da carteira do fundo são o que lhe trazem rentabilidade sobre o valor investido.
Ao longo do tempo, essa quantia se acumula e o beneficiário do plano de Previdência tem duas opções para o resgate do total. Uma delas é receber todo o dinheiro em uma data estabelecida, outra é ter uma renda vitalícia quando se aposentar – ou uma renda durante um determinado período.
A Previdência Privada pode ser de dois tipos principais: o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). A maior diferença entre eles diz respeito ao Imposto de Renda.
O plano PGBL oferece um benefício fiscal. É possível descontar os investimentos feitos na Previdência até um limite de 12% da sua renda tributável anual. Assim, ele costuma ser o mais indicado para quem faz a declaração completa do IR.
As vantagens da Previdência Privada para servidores públicos
Sem dúvidas, vale a pena enxergar a Previdência Privada como uma estratégia para enriquecer sua aposentadoria. Inclusive se você for um servidor público.
E são muitas as vantagens de investir em uma Previdência Privada nestes casos. Conheça algumas delas!
Estabilidade em relação ao futuro
Aposentar-se é um plano de longo prazo, certo? Isso significa que muitas mudanças podem acontecer no sistema público enquanto você trabalha e tenta construir seu patrimônio.
Desse modo, não há garantias em relação a como será sua renda ao se afastar definitivamente do trabalho.
Sabemos que diversas pessoas em nosso país sofrem com a diminuição abrupta no salário depois que param de trabalhar. Infelizmente, os servidores públicos não estão imunes a isso. Logo, outras maneiras de trazer estabilidade para esse período devem ser muito bem-vindas.
Ter um plano de Previdência Privada é uma forma de aumentar sua tranquilidade enquanto continua trabalhando. Isso porque você saberá que, independentemente de reformas ou outras polêmicas envolvendo o sistema previdenciário, seu patrimônio estará seguro.
Maior renda na aposentadoria
Outra vantagem relevante de fazer uma Previdência Privada para servidor público é aumentar a renda na aposentadoria. Em geral, pessoas concursadas usufruem de maior certeza em relação aos seus anos de trabalho.
Ou seja, um servidor sabe que provavelmente conseguirá se aposentar. Contudo, ela pode não ter certeza acerca do valor da sua renda quando chegar esse momento – especialmente por conta de eventuais ajustes que podem ocorrer ao longo do caminho. Então, nada melhor do que desenvolver rendimentos complementares.
Isso significa que você poderá contar com o seu salário de aposentado e mais a renda obtida com a Previdência Privada ao sair do mercado de trabalho. Esse aumento trará prosperidade para uma fase em que o maior desejo é manter a saúde e aproveitar tudo o que foi construído durante a vida.
Benefícios fiscais
Como falamos, um dos planos da Previdência Privada oferece benefícios fiscais. Quem opta pelo tipo PGBL pode deduzir os aportes realizados mensalmente no IR — até o limite de 12%. Assim, a cada ano de vigência do seu plano será possível pagar menos imposto ou aumentar sua restituição.
Sabemos que diversos funcionários públicos sofrem com altos descontos salariais por causa do pagamento de imposto. Portanto, essa é uma forma de não só planejar o seu futuro, mas também aproveitar deduções fiscais e economizar – incrementando seus aportes e fazendo a ação do tempo trabalhar em prol dos seus investimentos em Previdência.
Liberdade de escolha
A liberdade para escolher como seu plano funciona é mais um benefício bastante significativo da Previdência Privada para servidor público. Você já viu que pode optar entre os tipos PGBL ou VGBL, de acordo com o que apresenta mais vantagens para o seu caso.
Além disso, é possível decidir também como se dá o regime de tributação. Isto é, como será pago o imposto de renda sobre o dinheiro que está alocado na Previdência. Esse regime pode ser progressivo ou regressivo.
Na tabela progressiva, o IR é calculado de acordo com a quantia que está investida. Isso significa que a alíquota depende da faixa de renda. Já na tabela regressiva o que importa é o tempo que o dinheiro ficou investido — nesse caso, a faixa de imposto diminui na medida em que o período aumenta.
A liberdade de escolha dos planos de previdência não se limita ao imposto. Os planos disponíveis são muito variados e fica a cargo do cliente escolher o melhor. Com isso, cabe a você avaliar o tempo de contribuição, o valor das parcelas, o perfil do fundo de Previdência, a forma como receberá o valor investido no futuro, etc.
Possibilidade de trocar seu plano
Um dos medos comuns para quem começa a pesquisar sobre Previdência Privada é o de escolher mal. De fato, nem sempre é simples tomar decisões acerca de um plano tão distante quanto a aposentadoria.
Entretanto, você não precisa ter esse receio. Há uma possibilidade para aqueles que não estão satisfeitos com a escolha que fizeram antes: a portabilidade. Com ela, é possível trocar de plano dentro da mesma instituição ou até migrar para a outra.
Lembre-se, no entanto, que há uma importante limitação: só é permitido fazer a mudança em planos do mesmo tipo (como de PGBL para PGBL). Fora isso, o cliente tem liberdade para avaliar as melhores condições e solicitar a troca durante todo o período em que está contribuindo com a Previdência.
Facilidades e Planejamento sucessório
Você percebeu, ao longo deste artigo, que a Previdência Privada para servidor público é muito interessante, não é mesmo?
Contudo, ainda existem alguns benefícios adicionais. Por exemplo, a oportunidade de cadastrar o investimento para aportes automáticos.
Além disso, a Previdência Complementar conta com a vantagem de facilitar o planejamento sucessório, pois o plano não passa por inventário.
Por conta destes benefícios e vantagens, fica fácil compreender por que todos os servidores deveriam ter uma Previdência Privada para planejar melhor sua aposentadoria, não é?
Então aproveite as informações deste post e comece a planejar uma aposentadoria ainda mais tranquila a partir da contratação de um plano de Previdência Privada.
Precisa de ajuda para escolher o melhor plano de Previdência para você? Então entre em contato e conte com o auxílio de nossos especialistas!