Blog

Invista em previdência, invista no futuro!

A Nova Previdência, como vem sendo chamada a atual reforma da previdência em andamento, não é a primeira e não será a última, pois nos próximos anos ainda veremos outras reformas sendo implementadas, para que a conta da previdência feche. 

Esse novo cenário no sistema previdenciário tem abalado não só os brasileiros que estão na iniciativa privada, mas também os brasileiros que se encontram no serviço público e que tinham a expectativa de uma aposentadoria tranquila em decorrência das aposentadorias públicas.

Os servidores municipais, estaduais e federais estão fragilizados diante de um governo sem recursos para a previdência e sem perspectivas de melhoras. O histórico dos últimos anos já demonstra que os benefícios estão sendo cortados e que aquela segurança que antes era oferecida pelo serviço público, já não é mais tão presente.

Já não bastasse as mudanças na previdência, o COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, reduziu novamente a taxa Selic para apenas 5% ao ano, menor nível histórico. Esse patamar de juros traz uma nova realidade, uma vez que o investidor que estava acostumado a ganhar 1% ao mês sem fazer nada, já não encontra mais essa rentabilidade.

Se por um lado, a terrível conjuntura econômica causa insegurança, por outro ela tem despertado o interesse dos brasileiros pela educação financeira, sendo perceptível o aumento do interesse por cursos a respeito de investimentos. Todos estão buscando mais informação em relação aos investimentos e a necessidade de se ter um planejamento financeiro. 

Não dá mais para dormir no ponto, é preciso ter boa informação e estar bem assessorado para não ter problemas no futuro.

Nessa nova realidade, os brasileiros, sejam eles servidores públicos ou não, terão que começar a montar a sua própria carteira de investimentos, composta por diferentes classes de ativos. 

Entre as diversas opções de investimentos, o investidor deve dar especial atenção aos ativos que possuem algum tipo de isenção fiscal ou incentivo, como as LCIs, LCAs, CRI, CRAs, Debêntures Incentivadas e principalmente os Fundos de Previdência Privada, que possuem características únicas, que os tornam quase que obrigatórios em qualquer carteira de investimento, principalmente dos investidores que são servidores públicos.

Mas por que a Previdência Privada é interessante para a sua carteira de Investimentos? 

Primeiro pela inexistência de Come-Cotas, tributação semestral comum dos fundos de investimentos normais. Tanto os fundos de previdência privada do tipo VGBL- Vida Gerador de Benefício Livre, quanto os fundos de previdência do tipo PGBL – Plano Gerador de Benefício Livre, não possuem come-cotas, assim o valor do imposto não é retirado do investimento, ficando sempre investido, característica que gera um efeito positivo significativo para os seus investimentos ao longo do tempo, e que só aumenta de forma exponencial. 

Segundo, o contribuinte pode optar pela tabela regressiva e diminuir a alíquota do imposto de renda para apenas 10%, esse aspecto te dá uma vantagem 24,1% de rentabilidade, quando comparado a um contribuinte que decide não investir em um fundo de previdência para investir em um fundo sem incentivo fiscal.

Por fim, se você é daqueles que paga muito imposto de renda na pessoa física e quer pagar menos imposto, o fundo de previdência privada do tipo PGBL é ainda mais interessante, pois o valor aplicado é descontado da base de cálculo do Imposto de Renda e a tributação sobre esse valor é postergada até que o investidor decida efetuar o resgate.

Se você é servidor público municipal, estadual ou federal, muito provavelmente o fundo de previdência privada do tipo PGBL é o investimento mais interessante para a sua carteira de investimentos, devendo estar entre as prioridades de alocação.

O plano de previdência do tipo PGBL, apenas por conta do incentivo fiscal, pode ser até 37,9% mais eficiente!!! Isso mesmo, 37,9% mais eficiente!!! Mais dinheiro aplicado, gera mais rentabilidade!!!

Seja bem-vindo, aqui você encontrará todas as respostas para as suas dúvidas em relação aos fundos de previdência privada e investimentos.

Simule a sua situação, leva apenas 2 minutos!!! Descubra qual é o plano de previdência mais indicado para você e quanto você pode investir ainda esse ano!! 

 

WhatsApp chat