Debêntures

Money Doesn’t Come Without Guidence ...

Debêntures são um meio de captação de recursos para empresas, que buscam financiamento no mercado em vez de tomar empréstimos bancários, geralmente mais altos. São em sua maioria de médio e longo prazos.

O investidor torna-se um credor da empresa, e esta lhe paga juros maiores do que os oferecidos pelas instituições financeiras.

 

O que é?

Uma debênture é um título de dívida, um empréstimo para a empresa bancar seus planos de expansão ou pagamento de débitos. Em contrapartida, ela oferece juros acima da média do mercado. É um título negociado em balcão, com liquidez restrita.

Como não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), o investidor está sujeito ao risco de crédito da empresa emissora, e por isso é um tipo de título não indicado para iniciantes.

 

 

Rentabilidade

As debêntures podem ser remuneradas das seguintes maneiras:

Prefixada: o rendimento já é pré-estabelecido, ou seja, já é conhecido o quanto será resgatado no final do período.

Pós-fixada: a rentabilidade é atrelada a um índice, como percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou índices de preços (IPCA, IGP-M).

Híbrida: utiliza as outras duas formas combinadas. Exemplo: IPCA + taxa pré.

 

Tributação

As debêntures são tributadas de acordo com a tabela regressiva do Imposto de Renda para a renda fixa:

 

Como investir

Para saber mais ou tirar quaisquer dúvidas, entre em contato com um dos nossos planejadores financeiros.

Converse com um especialista

Juros baixos: onde investir para ganhar dinheiro?

Juros baixos: onde investir para ganhar dinheiro? Quem é investidor ou estuda o assunto para iniciar seus investimentos certamente já notou a intensidade de discussões sobre a queda dos juros no Brasil. Depois de diversos anos com taxas altas, o país tem reduzido gradativamente seus juros – alcançando um patamar histórico de baixa. Se você

Você sabe o que são e como funcionam as Debêntures?

Você sabe o que são e como funcionam as Debêntures? Títulos do Tesouro, CDBs, LCIs e LCAs são geralmente nomes mais conhecidos entre os ativos de renda fixa. Mas, o que algumas pessoas não sabem é que existe um outro tipo de investimento, também na modalidade de renda fixa, que pode trazer retornos um pouco