O Certificado de Recebíveis Imobiliários é um título relacionado ao setor imobiliário. É isento de Imposto de Renda para a pessoa física.
Está vinculado a direitos creditórios de negócios do setor.
O que é?
Quem compra um CRI está comprando um crédito securitizado. Isto significa que uma empresa do setor, uma construtora por exemplo, transforma seus direitos creditórios – parcelas de financiamento de um imóvel – em títulos negociáveis no mercado financeiro. Conseguem, desse modo, antecipar todo o valor que tinham a receber, de uma única vez.
Quem faz esse “empacotamento” dos créditos em títulos são as companhias securitizadoras, que captam os recursos e negociam os títulos. Desse modo, ao comprar um CRI, o investidor adquire um título com lastro no direito de crédito da construtora.
Os CRIs não são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), possuem liquidez restrita e prazos longos. Mas oferecem rentabilidades maiores, e são boas opções para investidores mais arrojados.
Rentabilidade
O CRI pode ser remunerado das seguintes maneiras:
Prefixada: o rendimento já é pré-estabelecido, ou seja, já é conhecido o quanto será resgatado no final do período.
Pós-fixada: a rentabilidade é atrelada a um índice, como percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou índices de preços (IPCA, IGP-M).
Híbrida: utiliza as outras duas formas combinadas. Exemplo: CDI + taxa pré.
Tributação
Os CRIs são isentos de Imposto de Renda para a pessoa física.
Como investir?
É bem fácil e rápido. O processo de abertura de conta leva apenas alguns minutos.
Para saber mais ou tirar quaisquer dúvidas, entre em contato com um dos nossos planejadores financeiros.