Ícone do site Nova Previdência

Você sabe como funciona a Previdência Privada Infantil?

Previdência infantil

Você sabe como funciona a Previdência Privada Infantil?

Como se trata normalmente de um planejamento financeiro para a aposentadoria, a Previdência Privada costuma ser bastante conhecida pelos investidores que investem para longo prazo. Mas você sabia que esse recurso também pode ser muito útil para o futuro do seu filho?

A Previdência Privada Infantil é uma maneira bastante interessante de construir a saúde financeira da sua família antes mesmo da aposentadoria. Afinal, os pais estão frequentemente preocupados em como custear coisas importantes para seus filhos — como a faculdade, um intercâmbio, etc.

E este tipo de Previdência pode ajudar nesta missão. Confira as informações deste post e saiba como a Previdência Privada pode ser utilizada para garantir o sossego da sua família e das suas crianças no futuro!

O que é a Previdência Infantil?

Você provavelmente já conhece a Previdência Privada. Trata-se de uma alternativa para aqueles que desejam uma aposentadoria mais próspera, sem depender da Previdência Social brasileira na terceira idade.

Pois bem, a Previdência Infantil funciona da mesma maneira que qualquer outra Previdência Privada. Mas com a particularidade de que é voltada para o futuro de pessoas que ainda são menores de idade.

Assim, ela deve ser contratada pelos pais da criança ou por outro responsável financeiro. A Previdência é organizada por uma instituição privada e o cliente delimita uma contribuição a pagar mensalmente.

Esse valor será investido por gestores profissionais responsáveis pelo Fundo de Previdência. Desta forma, o beneficiário poderá contar, no futuro, tanto com dinheiro que está sendo aportado quanto uma rentabilidade oriunda dos investimentos.

A primeira fase da Previdência representa um período de acumulação de capital. Depois, há o usufruto. Normalmente, esta última etapa pode ser feits de duas formas: com o resgate do valor total ou o recebimento de uma renda mensal.

Em se tratando de uma Previdência contratada para alguém menor de idade, geralmente o objetivo principal não é a aposentadoria. Logo, é comum que a opção seja pelo resgate de todo o dinheiro para custear gastos importantes ou mesmo ajudar no início da vida adulta do beneficiário.

Para que serve a Previdência Privada infantil?

Em resumo, a Previdência Privada Infantil serve para qualquer plano que uma pessoa tenha acerca do futuro de alguém que, hoje, é menor de idade. O resgate pode ser planejado, por exemplo, para quando seu filho tiver 18 anos — ou para um futuro mais distante, de acordo com seus objetivos.

Embora o usufruto possa ocorrer durante a vida adulta, a Previdência Infantil também pode estar voltada, de fato, para a aposentadoria. É o caso, por exemplo, do próprio beneficiário continuar aportando dinheiro depois de atingir a maioridade.

Qualquer adulto pode contratar uma Previdência desse tipo. Normalmente são os pais que tomam esta decisão, mas também é frequente que o planejamento seja pensado por avós, tios, etc. Até mesmo pessoas sem vínculo familiar podem ter essa iniciativa (desde que contem com autorização do responsável legal).

É possível fazer este plano de Previdência de três formas. Na primeira, o adulto é o titular do plano e a criança é a beneficiária. Em outra opção, a própria criança é titular do plano, mas ele é vinculado ao CPF do responsável. Já no caso de a criança ter um CPF, a Previdência pode ser estabelecida em seu nome – tendo ele como titular e beneficiário.

Como funciona a Previdência Infantil?

O funcionamento de uma Previdência Infantil segue as mesmas características de qualquer outro plano. Acompanhe alguns detalhes fundamentais que você deve conhecer acerca desta modalidade de investimento.

Modalidades

Há duas modalidades disponíveis para um plano de Previdência: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). A principal diferença entre eles é em relação ao Imposto de Renda.

O PGBL oferece a possibilidade de abatimento do IR em até 12% da renda bruta anual tributável. Para as pessoas que realizam a declaração completa do Imposto, este benefício promove redução do valor a pagar ou aumento da restituição.

Por sua vez, o VGBL não apresenta essa facilidade. Entretanto, ele tem a vantagem de só incidir imposto sobre os rendimentos, e não sobre o dinheiro investido. No PGBL o imposto de renda pago no resgate é sobre o valor total.

Carteira de investimentos

Cada plano de Previdência Privada tem uma carteira de investimentos específica, que pode ser de maior ou menor risco. As decisões em relação à onde investir o dinheiro são tomadas pelo gestor do fundo. Por isso, é muito importante avaliar a qualidade da gestão quando estiver pesquisando uma Previdência.

Quando se fala em Previdência Infantil, costuma haver uma abertura maior à busca por planos arrojados — ou seja, que incluam na carteira ativos mais arriscados. Isso porque a rentabilidade conquistada pode ser maior.

Taxas

As taxas são outros elementos essenciais quando se fala em Previdência Privada. A principal delas é a taxa de administração. Ela existe para remunerar a gestão do fundo por seu trabalho de administrar os recursos e realizar os investimentos.

Ela representa um percentual da quantia que você aporta anualmente. O valor varia de acordo com cada instituição e plano. Logo, é importante conhecer essas condições desde o início.

Além da taxa de administração, podem existir outras cobranças — como a taxa de carregamento e a taxa de saída. Elas incidem sobre os aportes realizados e sobre o resgate do dinheiro, respectivamente. 

Há, ainda, a possibilidade da incidência de uma taxa de performance – que é cobrada quando o fundo rende mais que seu benchmark.

Imposto de renda

Além de escolher entre os planos do tipo PGBL ou VGBL, é preciso optar pela forma de tributação da  Previdência do seu filho. A tabela de imposto pode ser regressiva ou progressiva. Na primeira, há diminuição da alíquota de acordo com o tempo que o dinheiro passa investido.

No caso da tabela progressiva, a alíquota do IR depende do valor total investidor. Ou seja, quanto mais dinheiro existe na Previdência Privada, maior será a faixa correspondente ao Imposto de Renda.

 

A Previdência Infantil é vantajosa?

Usar a previdência para planejar o futuro de uma criança apresenta muitas vantagens. Uma delas é a diminuição do esforço financeiro. Como se trata de um objetivo de longo prazo, mesmo valores pequenos de dinheiro farão muita diferença no dia do resgate.

Outro benefício da Previdência Privada é facilitar o planejamento sucessório. Os planos de Previdência são transferidos para os beneficiários sem burocracia, pois não precisam passar por inventário.

A Previdência também é vantajosa para quem deseja investir dinheiro em benefício dos filhos, mas não tem tempo ou experiência para tomar decisões no mercado financeiro. Como o plano tem uma gestão profissional, você deixa isso a cargo de especialistas.

Por fim, um ponto muito positivo de fazer uma Previdência Infantil é estimular a educação financeira da criança desde cedo. Além de poder contar com uma reserva para começar a vida adulta, seu filho crescerá com valores importantes sobre se organizar e poupar dinheiro.

Depois de saber tudo sobre a Previdência Infantil, você está pronto para avaliar as opções e escolher o melhor plano para sua família. Vale destacar que, caso não esteja satisfeito com a alternativa contratada, é possível migrar para outro plano por meio da portabilidade.

Quer tomar uma decisão acertada sobre isso? Entre em contato conosco e encontre as condições mais vantajosas para fazer a Previdência Privada Infantil dos seus filhos!

Sair da versão mobile