Veja o que fazer agora para ter 3 milhões a mais na sua aposentadoria

Você já ouviu falar que existe uma maneira de reduzir o imposto de renda a pagar todo ano em sua Declaração de Imposto de Renda com contribuições em plano de previdência privada? Talvez você já tenha tido contato com essa informação, e este artigo trata exatamente deste mesmo assunto.

Então está você aqui novamente, se deparando com esse mesmo tema e com a mesma possibilidade de postergar o pagamento do seu Imposto de Renda. Mas o que pode ser diferente agora hoje que faria você aproveitar esta oportunidade?

E se eu dissesse que você pode tomar uma atitude agora que poderia fazer você ter até 3 milhões a mais na sua aposentadoria em 30 anos?

Não planejar o longo prazo é um hábito cultural no país, mas se você deseja iniciar agora um projeto de aposentadoria mais confortável para o seu futuro, precisa agir.

Para ajudar você nesta jornada, preparamos este artigo sobre os benefícios da Previdência PGBL, que podem reverter em mais rendimentos e ganhos para você! Continue a leitura e entenda como garantir uma aposentadoria tranquila!

O Benefício Fiscal do PGBL

A primeira questão que você precisa entender sobre a Previdência PGBL é que é possível deduzir as contribuições feitas até o limite de 12% do valor de renda bruta anual para cálculo do imposto, com redução do imposto devido. Isso pode ser feito anualmente, durante toda a vigência do plano.

A essa possibilidade damos o nome de benefício fiscal do PGBL. Na prática, portanto, você paga menos imposto ao investir em sua previdência PGBL.

Para ter acesso a este benefício, alguns detalhes devem ser observados:

  • Para economizar com o benefício fiscal, faça a Declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo.
  • A dedução deve respeitar até 12% da sua renda bruta anual.
  • São considerados apenas os aportes realizados durante o ano-calendário da declaração a ser entregue.

A redução de imposto na Previdência Privada

Também é importante destacar que, nos planos de Previdência Privada, você deve optar pela modalidade de tributação que será utilizada.

Existe a opção de tributação pelo Modelo Progressivo, no qual será cobrada a alíquota de 15% no momento do resgate. Neste caso, haverá ajuste na DIRPF, com enquadramento na faixa de imposto do contribuinte. Logo, se seus rendimentos anuais lhe enquadram na maior faixa atual, de 27,5%, ao realizar a declaração, essa diferença será calculada para definir o imposto devido.

A outra opção é pelo Modelo Regressivo. Nesta situação, a tabela de imposto a ser cobrado começa com uma alíquota maior, de 35%, mas é decrescente e pode chegar a 10%.

Nesse modelo, a tributação é definitiva, sem cálculo de ajuste na DIRPF, o que pode gerar uma economia bastante interessante em relação ao pagamento de imposto. Confira a tabela para quem opta pelo Modelo Regressivo:

Investindo com foco no longo prazo, portanto, a Previdência PGBL pode se configurar em uma das mais interessantes estratégias para diferir e reduzir imposto ao se escolher o regime tributário regressivo, no qual é possível alcançar alíquota de 10%, definitiva, após 10 anos.

Este acaba sendo, inclusive, um dos menores impostos em relação a todos os investimentos para longo prazo sobre os quais se incide IR.

PGBL: um investimento sem antecipação de IR

Se você já investe ou está considerando investir em Previdência Privada deve saber que esta modalidade tem como característica a cobrança do imposto somente no momento do resgate – o que representa um grande incentivo, o chamado diferimento fiscal.

Na prática, você acaba tendo a oportunidade de postergar um pagamento de imposto ao investir em um plano PGBL.

Além disso, não há a ocorrência de come-cotas nos fundos previdenciários nos quais são aplicados os recursos dos investidores durante a vigência do plano – mais uma importante vantagem no longo prazo.

O come-cotas – bastante conhecido por aqueles investidores que fazem aportes em fundos de investimento – nada mais é que a antecipação de cobrança de imposto de renda dos valores aplicados pelo investidor, baseada na alíquota mínima do produto, cobrada em forma de cotas.

Essa cobrança faz com que o investidor tenha um número menor de cotas ao longo do tempo – o que pode impactar em sua rentabilidade. No PGBL, isso não acontece.

Benefícios revertidos em mais renda

Você chegou até aqui e entendeu sobre o benefício fiscal, sobre como escolher o melhor modelo de tributação e ainda que não há antecipação da cobrança de imposto nos fundos previdenciários.

Mas como reverter todos esses benefícios em dinheiro a mais para sua aposentadoria? Como afinal, ter a chance de conquistar até 3 milhões de reais a mais para garantir um futuro mais confortável?

As respostas a essas perguntas é uma só: usufruindo benefícios do Plano de Previdência PGBL de forma estratégica e adequada.

Imagine que você economize um valor relevante de imposto, todos os anos, ao investir em sua Previdência PGBL. Neste caso, você terá a oportunidade de aumentar seus investimentos, ano após ano, aplicando em seu plano o valor economizado em imposto.

Após anos reinvestindo o que você deixará de pagar de imposto, você terá esse valor a mais rendendo durante todo esse período. E você conhece o poder dos juros compostos, correto?

Por isso, após um período de 30 anos, por exemplo, você terá um valor substancialmente maior disponível em sua Previdência.

Além disso, ao utilizar a previdência extraindo o máximo de seu potencial, a tabela regressiva traz a oportunidade de incidência da menor alíquota de imposto de renda possível, de 10%, o que lhe trará benefícios ainda maiores e maior economia.

Bastante interessante, não é mesmo?

Dê o primeiro passo!

Você pode começar a usufruir agora mesmo das vantagens que os planos PGBL podem lhe oferecer. Aja agora mesmo para elevar o seu conforto e o da sua família no futuro e ter mais dinheiro disponível para sua aposentadoria e faça seus aportes na Previdência Privada ainda este ano.

Lembre-se que os benefícios fiscais do PGBL podem resultar, no longo prazo, em um incremento de até 3 milhões de reais em sua aposentadoria, dependendo das condições individuais de cada investidor.

Se você deseja saber o quão vantajoso poderia ser para o seu caso usufruir do benefício do PGBL, então clique aqui e receba um atendimento personalizado e alinhado às suas necessidades!

Banner