Fundos Imobiliários

Money Doesn’t Come Without Guidence ...

Fundo imobiliário

Descubra como alugar imóveis sem pagar impostos!!

Os melhores imóveis do Brasil estão alugados e disponíveis para compra! Por que não ser dono de um deles? E o que é melhor, sem pagar imposto sobre os alugueis recebidos? Na prática, isso é possível e é exatamente o que acontece quando você decide investir através de fundos imobiliários. Ao comprar cotas de um fundo, você se torna sócio desses fundos e passa a receber os lucros decorrentes dos imóveis alugados desses fundos, na proporção da sua participação.

 

Existem inúmeras vantagens em se investir em fundos imobiliários quando comparado ao tradicional de aluguel – entenda quais são as principais vantages dos FIIs:

savings
  • Isenção de imposto no aluguel

 

Os rendimentos mensais dos fundos imobiliários (aluguéis) são isentos de Imposto de Renda para pessoa física. Apenas a valorização das cotas recebe tributação (20%).

 

Na relação direta em imóveis, o proprietário paga imposto de acordo com a tabela do IR, chegando até a 27,5%. E, na operação de venda, apesar de uma alíquota de 15%, ele tem que arcar com outras despesas, como corretor de imóveis, taxas de cartório, etc.

  • Liquidez

 

Se um investidor de um fundo imobiliário quiser se desfazer de suas cotas (ou apenas parte delas), o trabalho é mínimo. Como elas são negociadas na B3, têm liquidez e cotação diárias. Ao vendê-las, o dinheiro estará disponível em dois dias. 

 

Já na relação direta, a venda é bem mais lenta e trabalhosa. Exige que o comprador tenha todo o valor do imóvel ou boa parte dele, para que consiga um financiamento. O proprietário tem que estar disposto a passar por um período de negociação. E, ainda, depois de acertado o valor da venda, começa o processo burocrático, com todas as documentações e validações, que podem levar semanas.

Negociação
  • Processo simples e rápido

 

Para investir em fundos imobiliários, o investidor precisa apenas abrir uma conta, através de um aplicativo que pode ser instalado em poucos minutos. A transferência de recursos para essa conta é gratuita.

 

Para operações no mercado imobiliário, quem investe precisa ter cuidado em atualizar contratos, certidões, registros, escritura, além de contratar uma corretora se quiser agilizar a venda.

  • Gestão profissional

Os fundos imobiliários são geridos por profissionais especializados, que estão sempre buscando oportunidade no mercado que possibilitem melhorar a performance desses fundos. E todas as ações são supervisionadas de perto pela CVM, o que dá segurança e transparência ao processo. Quem ganha com isso é o investidor.

No mercado imobiliário tradicional, o proprietário pode se encarregar de mobilizar a venda, mas nem sempre tem o conhecimento e o tempo necessário para encontrar um comprador pelo melhor preço. Uma imobiliária é uma alternativa, mas com isso também entram custos com a intermediação (porcentagem das receitas e corretagem).

  • Diversificação

 

Por conta do fácil acesso, os investidores de fundos imobiliários podem optar por diversificar suas carteiras em vários segmentos: shoppings, galpões industriais, lajes corporativas, hotéis, hospitais, setor educacional, etc.. Assim, além de diversificarem seu risco, também podem aproveitar oportunidades de crescimento que um segmento em particular esteja passando. 

No mercado tradicional, só pode diversificar o investidor que tiver capital para adquirir vários imóveis simultaneamente – condições para poucos. 

  • Baixa vacância

 

Os fundos imobiliários, pelo fato de normalmente contarem com vários ativos sob gestão e aluguéis em períodos diferentes, muito raramente apresentam 100% de vacância. Seus imóveis costumam ser em localizações estratégicas, o que aumenta o potencial de locação. Isso proporciona ao investidor um fluxo de receitas constante durante o período de investimento.

Para o proprietário de imóveis, este é um dos principais problemas. É praticamente certo que imóvel passe por períodos de vacância quando um contrato de aluguel não é renovado. Isso significa uma interrupção imediata no fluxo de receitas, sem contar o risco de inadimplência e o que isso pode alcançar: despejo, custos com advogados, execução. etc.

carteira BTG

Ficou interessado? Converse conosco sobre esse ótimo negócio. As projeções para o ano de 2020 são de crescimento, para um mercado que não para de crescer. Só em 2019, o IFIX, índice do setor que representa uma carteira com os fundos mais representativos do mercado, subiu 36%. Vai ficar de fora dessa?

Artigos relacionados

BRCR11 faz a sua 7ª emissão de cotas

BRCR11 faz 7ª emissão de cotas O BC Fund é um dos maiores fundos de investimento imobiliário listado em bolsa do Brasil. Constituído em 2007, investe em escritórios comerciais em diversas lajes corporativas, muitas destas localizadas em centros comerciais. O patrimônio do fundo é de aproximadamente R$2,5 bilhões, totalizando 12 ativos nos estados de São

Previdência Privada ou Fundo de Investimento: qual a melhor opção?

Previdência Privada ou Fundo de Investimento: qual a melhor opção? Muitos investidores focados no longo prazo já se questionaram sobre as vantagens de investir em Previdência Privada ou Fundo de Investimento para a aposentadoria. Afinal, qual é a melhor opção para o seu futuro? As modalidades têm algumas semelhanças, mas também apresentam diferenças relevantes. Por

Como aumentar a rentabilidade dos seus investimentos com a Selic em queda?

Como aumentar a rentabilidade dos seus investimentos com a Selic em queda?   Muitos investidores ficam em dúvida sobre o que fazer quando a taxa Selic está baixa. O cenário atual é da taxa em suas mínimas históricas – o que traz desafios para a rentabilidade de investimentos, em especial os da renda fixa. Já