A Letra de Crédito Imobiliário é indicada para investidores que não exigem liquidez imediata e prazo um pouco mais longo – a partir de dois anos, começa a apresentar melhor rentabilidade.
Contudo, oferece um incentivo muito interessante: é isenta de Imposto de Renda para a pessoa física.
O que é?
A LCI é um título emitido por instituições financeiras com objetivo de captar recursos para o setor imobiliário. Ela é lastreada por créditos imobiliários, que são garantidos por hipoteca ou alienação fiduciária de um imóvel.
Na prática, o investidor empresta para uma instituição, que utiliza esse dinheiro para financiar empreendimentos do setor. E assim como os créditos imobiliários, que envolvem prazo mais longo, esses títulos geralmente oferecem vencimento acima de dois anos.
Apesar de possuir uma liquidez restrita, é um investimento seguro, pois é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até R$250 mil por CPF e por instituição financeira, no limite de R$1 milhão para cada período de 4 anos.
Rentabilidade
Assim como o CDB, a LCI pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.
Prefixada: o rendimento já é pré-estabelecido, ou seja, já é conhecido o quanto será resgatado no final do período.
Pós-fixada: a rentabilidade é atrelada a um índice, sendo mais utilizado um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Híbrida: utiliza as outras duas formas combinadas. Exemplo: IPCA + taxa pré.
Tributação
As LCIs são isentas de Imposto de Renda para a pessoa física.
Como investir?
É bem fácil e rápido. O processo de abertura de conta leva apenas alguns minutos.
Para saber mais ou tirar quaisquer dúvidas, entre em contato com um dos nossos planejadores financeiros.