nov
Para investir, você só precisa de um propósito
Você já se perguntou como as pessoas conseguem economizar e investir, mesmo com a correria do dia a dia?
Sim, eu já tive momentos na vida em que assisti vídeos, li blogs e livros a respeito de finanças pessoais e pensei: “Quem vê, acha que é simples assim economizar. Na vida real, nessa correria louca de trabalhar, estudar, cuidar da casa… Quem consegue ficar sem comer na rua? Quem consegue pesquisar preços? É mais fácil falar do que fazer…”
Hoje, lamento ter tido esse pensamento. Se tivesse agido diferente, teria conquistado muito mais.
O ponto aqui é: você não precisa de um manual, e sim de um PROPÓSITO.
Para conquistar as coisas, você precisa tirá-las dos sonhos e transformá-las em metas e objetivos claros e bem definidos. Tem que ser algo que você realmente deseja. Se tentar apenas impressionar outras pessoas, vai falhar e desistir no primeiro obstáculo.
Quando você diz “quero fazer um intercâmbio para o Canadá”, isso é um sonho; quando você coloca uma data para essa viagem acontecer, torna-se uma meta; quando você traça o caminho para fazer essa viagem, isso é planejamento.
Fica mais fácil recusar as tentações do dia a dia quando se tem planejamento.
Por exemplo:
Sonho: Intercâmbio ao Canadá.
Período: Férias do trabalho, daqui 1 ano (parece longo, mas acredite, chega rápido).
Valor: R$ 13.000,00 – curso, hospedagem, passagens, condução e refeição (pesquisar os melhores valores).
Forma de Pagamento: À vista.
Como conseguir
– Diminuir custos fixos (negociar aluguel, telefone, luz, gás etc.).
– Vender coisas que não usa mais (móveis, eletrodomésticos, roupas, sapatos etc.)
– Evitar comer na rua. Ao invés disso, levar marmitas, frutas, lanches prontos de casa para o trabalho. Se não conseguir, diminua a quantidade de vezes em que come na rua, e procure comer no restaurante mais em conta – desde que seja um bom restaurante e tenha um preço justo – a saúde não pode ficar em segundo plano.
– Evitar lugares que te façam gastar – se toda vez que vai ao shopping, você volta com sacolas, não vá ao shopping.
– Trocar bares e baladas por reuniões em casa com os amigos, dividindo despesas e cozinhando, sem gastar com delivery.
– Quando sair, estipular um valor máximo de gasto e levar em dinheiro, deixando o cartão de crédito em casa. Isso fará você se policiar para não exceder os gastos.
– Fazer uma renda extra. Nesse aspecto, existem várias opções. As mais populares são: Uber, Dog Hero, Airbnb, fazer e vender doces, salgados, revender produtos, etc.
– Colocar o dinheiro acumulado em uma aplicação que renda (vamos falar sobre as opções de investimentos em outros posts).
Aos poucos você consegue ver o montante crescer e seu sonho se aproximar. Quanto mais você se supera, mais motivado e mais disciplinado fica com o dinheiro que ganhou trabalhando.
Se seguir essas dicas, você se anima e fica motivado. Se desistir, por não ter disciplina, é provável que seu planejamento não esteja em linha com a sua realidade.
Não tem problema. Recorra a um profissional. Ele irá te ajudar a montar um planejamento baseado na sua realidade financeira e na sua capacidade de gerar uma carteira de investimentos. Se você tem dívidas, o profissional vai te apresentar soluções e montar uma estratégia pra tirar esse peso suas das costas.
Ter o acompanhamento de um profissional, além de otimizar a gestão financeira, dá uma sensação de compromisso. Isso faz com que você se dedique mais, já que terá que comunicar todas as derrapadas financeiras que fizer.
Não é demérito pedir ajuda e reconhecer que não consegue ter controle financeiro. O importante é você cuidar da sua saúde financeira, realizando sonhos e conquistando sua independência – ou até uma aposentadoria tranquila.
Mas que fique claro, o planejador financeiro não faz milagre, você tem que fazer a sua parte para que o projeto dê certo.
Acredite, nada paga o sentimento de missão cumprida. Desafiar-se é o que vai te levar a conquistar objetivos. Quando se aprende isso, ninguém mais tira de você.
Desafie-se!
Abraços,
Débora Andrade.
Consultora Financeira.